Doenças no Aspeto do Qì e do Sangue

Hoje “causalmente” cheguei a esta página do livro “Perguntas e Respostas sobre Agulhas (acupuntura) e Moxabustão” (Zhēn jiǔ wèn duì).

Gosto da forma como o médico Zhù Jī  注機 (autor do texto) da dinastia Ming, explica a acupuntura. A forma como questiona as eternas dúvidas do acupuntor e como tenta responder apoiando-se na sua compreensão dos Cânones.

Em relação à diversidade na interpretação da aplicação da acupunctura clássica, sempre concordaremos e discordaremos em alguns pontos. No entanto, acho que ouvir diferentes opiniões em relação a um mesmo tema, em quanto estudamos as “fontes originais” é um exercício extremamente saudável e nutritivo, que nos mantém flexíveis.

Nesta pergunta e resposta, a forma tradicional de aprendizagem, o médico  Zhù Jī discute as diferencias nas doenças relacionadas com o qì e com o sangue, exemplificando 2 tipos de doenças.

Começa com as “acumulações e massas” (積塊 jī kuài), como exemplo da expressão nas doenças internas quando o problema está associado ao qì e ao sangue.

Também se exemplifica através das “doenças de vento” (病風 bìng fēng) ou doença de “obstrução” (痺 ), como o representante das doenças no yang.

Finalmente, o texto explica o método de tratamento para cada caso.

Espero que desfrutem:

Alguns dizem: existem as doenças que estão no aspeto do qì e as que estão no aspeto do sangue. Desconheço se os especialistas em agulhas também [aplicam] a divisão [dos aspetos] do qì e do sangue?

Resposta: os especialistas em agulhas também deveriam conhecer os aspetos do qì e do sangue das doenças.

Quando a doença está no aspeto do qì, [os sintomas da doença] possuem movimentos indefinidos. Quando a doença está no aspeto do sangue [os sintomas da doença] são profundos, fixos, sem se deslocarem.

Se falamos nas acumulações e massas, se sobem ou descem dentro do abdómen, ou se estão e [alternadamente] não estão, então são [doenças] do aspeto do qì. Se estão em ambas regiões costais inferiores (hipocôndrios), ou debaixo do coração, ou acima, debaixo, a esquerda ou direita do umbigo, fixas e sem se deslocarem, crescem gradualmente, então são [doenças] da divisão do sangue.

Se falamos nas doenças por vento, se [os sintomas da doença] estão no pé esquerdo, deslocando-se para o pé direito, ou se [os sintomas da doença] estão na mão direita, deslocando-se para a mão esquerda e o movimento é irregular, então são do aspeto do qì. Se regularmente [os sintomas da doença] estão no pé esquerdo ou a tendência [para o aparecimento dos sintomas] está na mão direita, sendo fixos e sem se movimentarem, então são do aspeto do sangue.

As doenças são sempre assim. Deve saber que se a doença no aspeto do qì está no superior, então deve selecionar o inferior [para tratar] e se a doença está no inferior, então deve selecionar o superior [para tratar]. Se [a doença] está na esquerda, selecione a direita e se está na direita selecione a esquerda. Se está no aspeto do sangue, de acordo com o local do sangue, selecione em resposta à doença.

Se na doença do sangue descuidadamente drena o qì ou se na doença do qì drena o sangue, será o que chamamos “castigar e atacar o carente de excesso”, [neste caso] a quem deverá retornar o castigo?”

O que acharam?

Até breve!

* Para os estudantes de língua chinesa: a imagem acima contém o texto da pergunta e resposta em chinês.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s